Notícia em destaque

TOP 10: As 10 mais lidas da semana (12/11/2018 a 16/11/2018)

O Mercado Contábil disponibiliza "As 10 mais Lidas da Semana". O período da lista é de  (12/11/2018 a 16/11/2018) e sua ordem é definida automaticamente.

A importância de um bom contador para a sua empresa

Se você acompanha o nosso blog já deve ter lido diferentes abordagens que demonstram as variadas funções do setor de contabilidade e a importância de um bom contador nas atividades e para o sucesso de uma empresa.

A contabilidade é uma ciência cheia de ramificações e seus meios e objetivos podem ser os mais diversos possíveis, a depender da área de atuação. No artigo de hoje vamos fazer um apanhado geral dessas funções e apontar como cada uma delas pode fazer real diferença dentro do contexto corporativo.

Que conhecimentos um bom contador deve ter?

Contadores não são advogados, porém um bom contador generalista precisa ter um entendimento aprofundado e atualizado sobre a legislação fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária em âmbito municipal, estadual e federal.
Escritórios contábeis de renome normalmente possuem uma equipe multidisciplinar com especialistas em uma ou mais destas diferentes áreas.
Ética, noção de empreendedorismo e autoridade nos conhecimentos matemáticos e estatísticos são atributos obrigatórios que já costumam estar embutidos na veia vocacional de cada profissional.
Além disso, um bom contador deve ter domínio sobre ferramentas e técnicas essenciais das ciências contábeis, como o processamento das informações e a gestão estratégica de recursos.

Abertura de empresas

A orientação de um contador no momento de fazer as escolhas que definirão o seu tipo de empresa é um detalhe que pode te poupar despesas (e dores de cabeça) desnecessárias e interferir de forma significativa no futuro de um negócio.
Desde o enquadramento do porte, do regime jurídico e do regime tributário até a definição e a administração do tipo societário, só um bom contador pode fazer uma análise totalmente técnica e confiável acerca de restrições e vantagens de cada formato de modo a guiar a empresa pelo caminho mais adequado, promissor e menos oneroso.
O Livro Diário e o Balanço Patrimonial são obrigações legais de qualquer empresa (com exceção das MEI) e precisam obrigatoriamente estarem autenticados e legitimados por um contador registrado, que se co-responsabilizará pelas informações prestadas aos órgãos de registro.

Escrituração fiscal e prevenção de multas

Burocracias, contas e prazos. Essa função do contador funciona da seguinte forma: quem não tiver alguém capacitado para cuidar das obrigações tributárias da própria empresa, provavelmente sentirá da pior forma pois pesará no bolso e tomará o tempo. Por outro lado, quem se valer de um bom contador, possivelmente nem perceberá que todo esse trabalho existe e que tem alguém lá o executando pois tudo estará funcionando.
De forma constante, disciplinada e pontual, o contador registra todas as informações relevantes para o fisco e mantém a empresa operando sem irregularidades. Estar em dia com a Receita Federal e outros órgãos tributários significa evitar multas e economizar dinheiro.

Suporte para a gestão de pessoas

O contabilista é fundamental para o setor de recursos humanos de uma empresa e é capaz de desenvolver essa função externamente no caso de empresas de pequeno porte sem setor exclusivo para esse fim.
Essa atuação também é tanto ativa quanto preventiva. Cálculos corretos acerca de salários, tributos e outros “pormenores” trabalhistas devem ser exatos e orientados pela legislação e pelos acordos coletivos.
O contador na gestão de pessoas tem o papel de evitar infrações de ambas as partes (empregador e empregado) e dessa forma evitar prejuízos indevidos ou litígios trabalhistas por descumprimento de alguma obrigação legal, seja nas admissões, nas demissões ou nas relações cotidianas.

Gestão e desenvolvimento

A contabilidade tem como uma de suas características mais importantes a atuação no planejamento estratégico e na captação de recursos e investimentos para o crescimento de uma empresa.
Seja para o público interno (gerencial) ou público externo (financeira), a contabilidade é responsável por delinear diagnósticos financeiros e operacionais da empresa, indicando caminhos para os seus gestores ou demonstrando resultados para os seus investidores e stakeholders.
No mundo empresarial a informação vale ouro e um contador qualificado, confiável e competente pode funcionar como uma linha-guia para a sua empresa em momentos nebulosos do mercado.

Comentários

Site desenvolvido e mantido por:

Clique aqui e crie seu Site ou Loja Vitual sem compromisso :: comercial@vendavirtual.site / WhatsApp (85)9.9630.6190 :: www.vendavirtual.site :: 08.174.771/0001-07