Notícia em destaque

Novos Sistemas Redesim diminuem o tempo de abertura das empresas

Brasília -  Já está disponível, no portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), uma consulta à base  do Cadastro Nacional  de Pessoa Jurídica (CNPJ)  que pode ser feita por nome empresarial, nome fantasia, UF e situação cadastral.

Alterar o nome Fantasia para MEI – é possível?

O Simples Nacional é um regime tributário que teve início no dia primeiro de julho do ano de 2006. Esse regime é uma maneira mais simples de cobrar, arrecadar e fiscalizar impostos dos micro e pequenos empresários. Mas, ele sofreu mudanças esse ano, e deixou algumas dúvidas, como por exemplo, se é possível alterar o nome fantasia para MEI.


Essa é a dúvida de muitos dos micro e pequenos empresários, visto que a Lei Complementar 155/2016 entrou em vigor em 1 de janeiro de 2018, o que significa que tudo é ainda muito recente. Mas, vamos te ajudar a acabar com essa dúvida.

Alterar o nome Fantasia para MEI é possível?
Não importa se a instituição é pública ou privada, todas elas têm um nome fantasia. O nome fantasia, que também pode ser chamado de nome da marca, é a maneira popular utilizada para dar título a uma empresa.

No entanto, pode existir um momento na vida do micro ou pequeno empreendedor em que ele ache que aquele nome já não é mais cabível a empresa, por uma questão pessoal ou de negócios mesmo. Nesse caso, muitos querem alterar o nome fantasia, mas não sabem como, nem se é possível.

Mudanças
A boa notícia é que sim, é possível alterar o nome fantasia da sua empresa, e esse processo de alteração é muito mais simples do que você imagina.

Para muita gente basta mudar a fachada da empresa, mas a verdade é que é preciso fazer um registro formal disso, mas sem grandes dificuldades.

Como fazer?
Se você é um micro ou pequeno empreendedor, com certeza tem cadastro no Portal do MEI, certo? E é exatamente por lá que você irá realizar a alteração do nome fantasia, ou qualquer outra que for necessária.

Acesse seu cadastro no portal e ali você irá começar o passo a passo para a mudança:

– Clique no ícone “Alterar Dados”;

– Depois, no campo do nome da empresa, coloque o novo nome fantasia;

– Feito isso, finalize a sessão informando o código que será enviado para o seu celular e pronto.

Muito simples, não acha? Dessa maneira você altera o nome fantasia da sua empresa formalmente, tudo através do portal do MEI.

O que mais eu posso alterar?
A verdade é  sempre preciso informar as mudanças. Vamos supor que a sua empresa mude de endereço. Você precisará novamente acessar seu cadastro no portal do MEI e atualizar seu endereço.

É possível mudar além do nome fantasia e endereço, informações como capital social, a forma de atuação, o contato do e-mail e o número de telefone.

Tudo o que um MEI precisa fazer quando o assunto é formalizar sua empresa pode ser feito online. Felizmente já existe um site especializado para o registro dos dados, que podem ser alterados ou excluídos a qualquer momento.

Então, já que você descobriu que é possível alterar o nome fantasia da sua empresa, não espere mais para mudar.

Comentários

Site desenvolvido e mantido por:

Clique aqui e crie seu Site ou Loja Vitual sem compromisso :: comercial@vendavirtual.site / WhatsApp (85)9.9630.6190 :: www.vendavirtual.site :: 08.174.771/0001-07