Notícia em destaque

Senado aprova Refis para optantes do Simples Nacional; projeto vai para sanção

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), o refinanciamento de dívidas de empresas optantes do Simples Nacional. De acordo com o texto, que havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada, poderão ser parcelados os débitos vencidos até novembro de 2017.

DME: Receita estabelece nova declaração digital

A Receita Federal publicou, em novembro deste ano, a Instrução Normativa nº 1761/17, que institui a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME).

A DME visa a prestar informações ao órgão do Ministério da Fazenda a respeito de operações liquidadas, total ou parcialmente, em espécie, decorrentes de alienação ou cessão onerosa ou gratuita de bens e direitos, de prestação de serviços, de aluguel ou de outras operações que envolvam transferência de moeda em espécie.

Nesse contexto, as pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no país que no mês tenham recebido valores em espécie cuja soma seja igual ou maior a R$ 30 mil, ou o equivalente em outra moeda, decorrentes de tais operações, realizadas com uma mesma pessoa física ou jurídica, devem apresentar o documento à Receita.

Para cumprimento desta nova obrigação eletrônica, os contribuintes têm até o último dia útil do mês seguinte ao mês de recebimento dos valores em espécie.

Em caso de não apresentação da DME ou transmissão fora do prazo fixado ou, ainda, com incorreções ou omissões, o contribuinte fica sujeito à multa.


Informativo gratuito: 
E então, essas dicas o ajudaram? Clique aqui e assine grátis nosso informativo e acompanhe as nossas publicações em primeira mão!

Parceiros apoiadores:
 

Comentários