Notícia em destaque

Semana Fiscal Federal (19/11/2018 a 23/11/2018)

PROFISSÃO CONTÁBIL: 5 passos para alcançar mais resultados

A produtividade para contadores é um assunto que requer uma grande atenção. Atualmente, esse é um dos maiores desafios para os profissionais que atuam nessa área.

Manter as atividades em dia, atender bem a todos os clientes, cumprir com as obrigações fiscais e cuidar da administração do escritório ao mesmo tempo é uma tarefa árdua. No entanto, existem algumas ações que podem ser tomadas para gerenciar melhor o seu tempo e aumentar a produtividade.


A seguir, mostraremos 5 passos para que você possa alcançar um alto nível de rendimento no seu dia a dia enquanto profissional contábil. Confira!

1. Invista em tecnologia

A tecnologia voltada ao setor contábil é a maior aliada da produtividade para os profissionais que trabalham nessa área. Sendo assim, procure por softwares e ferramentas tecnológicas que facilitem os processos executados em seu escritório.

Além de reduzir alguns trabalhos manuais, os programas e sistemas contábeis oferecem dados e informações extremamente confiáveis.

É fundamental que, antes de selecionar os softwares que serão utilizados em seu escritório, você consulte os responsáveis de cada departamento da sua empresa. Eles conhecem as necessidades dos seus setores e podem fornecer informações valiosas sobre os programas que podem ser adquiridos para aumentar a produtividade.

É muito comum encontrarmos donos de escritórios contábeis que, com o objetivo de reduzir custos, acabam diminuindo a qualidade dos equipamentos de tecnologia essenciais ao funcionamento do escritório. No entanto, essa é uma prática que pode acabar com a sua produtividade.

Sendo assim, também é importante que você invista nos equipamentos que receberão esses softwares. Como a tecnologia avança muito em pouco tempo, possuir equipamentos antigos ou de baixa capacidade de operação podem prejudicar o desempenho das suas atividades.

2. Defina um tipo de cliente específico

A concorrência na área da contabilidade cresce a cada ano. Portanto, atuar com diversos tipos de empresas pode ser muito arriscado, em se tratando de qualidade e produtividade.

Assim, é importante que você defina um segmento específico para atuar com seu escritório contábil. Fazendo isso, você ganhará autoridade em determinada área e poderá direcionar seus esforços para se especializar e atender, exclusivamente, as demandas desse tipo de empresa.

3. Organize o seu escritório

Se existe um fator que mata a produtividade nos escritórios de contabilidade é a falta de organização. Quando documentos importantes são difíceis de serem encontrados ou ferramentas essenciais, como calculadoras e materiais de papelaria, simplesmente “desaparecem” é um sinal de que o seu escritório precisa de mais organização.

Crie um sistema de armazenamento de documentos de modo que, quando forem solicitados, sejam encontrados rapidamente.

Além disso, separe um local adequado para armazenar ferramentas e materiais importantes para a realização das tarefas do escritório. E, principalmente, crie com seus funcionários rotinas padronizadas de arquivamento, guarda e organização desses itens.

4. Estabeleça metas e prazos

Outro fator que prejudica a produtividade para contadores é a falta de prazos para cumprimento de obrigações diversas. É fundamental que você determine metas específicas para entrega de documentos por parte dos seus funcionários.

Por exemplo, você pode definir uma meta para que os balancetes analíticos das empresas clientes do escritório sejam entregues até o vigésimo dia do mês subsequente à movimentação recebida.

Determinada a meta e o prazo para que ela seja alcançada, toda a sua equipe se mobilizará para que ela seja batida no dia que foi definido por você.

5. Mantenha sua equipe motivada

Por mais que você siga todas as dicas sobre produtividade para contadores que descrevemos aqui, seu escritório nunca terá um alto rendimento se os seus funcionários não forem motivados a isso.

Portanto, você deve criar recursos para que os colaboradores da sua equipe tenham um desejo muito forte de serem produtivos para contribuir com o crescimento do escritório contábil onde trabalham.

Sendo assim, você pode criar estratégias — como premiações ou bônus — para os profissionais ou setores da empresa que baterem as metas estabelecidas dentro do prazo.

Comentários

Site desenvolvido e mantido por:

Clique aqui e crie seu Site ou Loja Vitual sem compromisso :: comercial@vendavirtual.site / WhatsApp (85)9.9630.6190 :: www.vendavirtual.site :: 08.174.771/0001-07