Notícia em destaque

Saiba agora quem paga a Substituição Tributária – ST

Quem Paga a Substituição Tributária? Esta é uma das grandes dúvidas dos comerciantes e até consumidores envolvidos no processo.
A Substituição Tributária – ST é um regime onde a obrigação de recolhimento de ICMS é realizada por um único contribuinte na cadeia comercial.

PROFISSÃO CONTÁBIL: Qual o melhor, franquia de contabilidade ou escritório próprio?

Já pensou em abrir uma franquia de contabilidade? Ou nem sabia que esse modelo de negócio estava ao seu alcance? Neste artigo, vamos esclarecer como ele funciona, além de abordar as vantagens e desvantagens de seguir por esse caminho.


O que é franquia de contabilidade?

Uma franquia de contabilidade é um modelo de negócio pronto para ser aplicado. É uma opção para abrir um escritório contábil já com uma marca e estrutura definida, contando com o suporte da empresa franqueadora tanto na instalação quanto nas operações do dia a dia.

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de franquias, pois esse é um sistema de negócios utilizado em larga escala em todo o mundo. As grandes redes de lanchonetes que você conhece são franquias. Mas muitos outros setores também fazem uso do modelo.

Recentemente, a Revista Exame divulgou um ranking das 50 maiores redes de franquia, com base em informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Na relação, há várias marcas famosas, de indústrias de cosméticos e perfumaria, chocolates, combustíveis, educação, farmácias, vestuário e muito mais.

De olho nessa alternativa, mas ainda fora da lista das maiores, franquias de contabilidade crescem como opção, especialmente para contadores que estão ingressando no mercado, embora possam ser interessantes também para aqueles que desejam uma mudança na carreira.



Mas será que vale a pena para o seu caso?

Franquia ou escritório próprio?

Como todo negócio, há prós e contras na opção por uma franquia de contabilidade, em detrimento de um escritório próprio. A vantagem principal é já nascer com uma marca consolidada, que traz uma bagagem importante para convencer clientes a se juntarem ao seu negócio.

Com a franquia, você não precisa começar do zero, pensar em uma logomarca, no layout do escritório, nem em criar um padrão de atendimento ou de práticas contábeis de rotina. Tudo isso vem no “pacote” quando você assina um contrato na condição de franqueado.

Imagine sair da faculdade agora e poder abrir seu escritório alegando que sua empresa já tem 10 anos de experiência, com casos de sucesso e altos níveis de satisfação de clientes? Não é nenhuma inverdade, pois a marca que agora representa pode ter mesmo tais diferenciais.

Mas esse tipo de vantagem não se aplica apenas ao início da carreira. Vamos supor que você já seja um contador experiente, tenha vários anos de serviços prestados como contratado de uma empresa, seja ela ou não da área contábil, e deseja se tornar um empreendedor.

Parece uma boa ideia abrir seu escritório através de uma franquia? Talvez seja o investimento mais seguro para uma mudança na carreira, como a que você pretende realizar.

O que uma franquia oferece

Para entender melhor quais são as vantagens de uma franquia, é válido conhecer em detalhes o que é oferecido no pacote da franqueadora. Ou seja, quando assina o contrato, que tipo de suporte a marca que você passa a representar disponibiliza. Veja alguns dos principais:

Treinamento ao contador, incluindo a padronização de processos contábeis
Apoio na implantação da unidade, desde a seleção do ponto até o projeto arquitetônico
Suporte em marketing, com material de propaganda e publicidade, assessoria de imprensa, site e e-mail

Assessoria em gestão da qualidade, como na adoção de processos ISO
Auxílio administrativo, com planejamento estratégico, gestão da produtividade, sistema de gestão, política de vendas e de cobrança, entre outros.

Desvantagens da franquia

Agora, você pode estar se perguntando: se é tão vantajoso assim ser um franqueado, por qual razão seguir um modelo diferente? Bem, ainda não falamos das desvantagens da franquia e é fundamental conhecer todos os pontos contrários à proposta antes de tomar a sua decisão.

Em primeiro lugar, nem todos se adaptam a um sistema engessado. Se você discordar de algo estrutural no negócio, por exemplo, não poderá modificá-lo, pois tem um contrato que lhe obriga a seguir exatamente o modelo de empresa proposto.

A ausência de autonomia é talvez o ponto decisivo para ter um escritório de contabilidade com regras definidas por você. Depois de se tornar um franqueado, não será válido justificar um possível descontentamento de seu cliente quanto a um procedimento por ser “obrigado a fazer assim”.

Além disso, é preciso colocar na balança todos os custos envolvidos em uma franquia, que não existem em outros tipos de negócio. Dependendo da marca, pode ser exigido treinamento, aquisição de softwares específicos, taxa de corretagem e taxa de franquia.



Como é possível perceber, o indicado é se informar bem antes de dar esse passo, não é mesmo?

Como abrir uma franquia contábil

Quando um empreendedor decide abrir uma franquia no ramo de alimentação, ele encontra dezenas de opções. Não há exagero no número, pois há mesmo muitas franquias, voltadas a todos os gostos gastronômicos.

Já na área contábil, ao se decidir por uma franquia, pode ser difícil encontrar empresas que atuam como franqueadoras para comparar o que cada uma oferece. A dica é visitar o Portal do Franchising, vinculado à ABF, para localizar possíveis parceiros para seu negócio.

Embora esse mercado não seja relativamente novo e tenha marcas com quase 30 anos de atuação, não é o modelo de negócio mais comum em contabilidade. Por isso, as opções são bem menos numerosas do que em outros setores.

A boa notícia é que o contador pode abrir seu negócio na própria casa, se desejar. Esse é um modelo mais recente, disponibilizado a partir da evolução dos serviços digitais, que tanto agregam à chamada contabilidade online.

Entre as franqueadoras associadas à ABF, há duas marcas voltadas a serviços contábeis. Uma delas exige investimento inicial para abertura de R$ 14.900,00, enquanto a outra tem um custo superior de R$ 75.000,00.

Na sua decisão, não considere apenas o quesito custo. Veja detalhadamente como funciona cada uma das franquias, o que ela oferece, como é o sistema de trabalho e as exigências adicionais. É importante conhecer antecipadamente tudo o que pode afetar positiva ou negativamente o seu trabalho antes de tomar uma decisão tão relevante.

Uma franquia é para você?

Ao chegarmos ao final da leitura deste artigo, cabe uma reflexão a respeito do modelo de franquias de contabilidade. Seja qual for o estágio da sua carreira, é importante saber que essa opção existe. Se é a mais indicada para o seu perfil e suas necessidades, só você poderá responder após realizar uma análise minuciosa.

Então, como dica final, a sugestão é que tome esse artigo como a primeira informação para a sua decisão. Não fique restrito ao que aprendeu aqui e busque ampliar seus conhecimentos sobre o sistema de franquias. Só assim o sucesso ficará mais próximo.

Conta Azul



    

Comentários

Site desenvolvido e mantido por:

Clique aqui e crie seu Site ou Loja Vitual sem compromisso :: comercial@vendavirtual.site / WhatsApp (85)9.9630.6190 :: www.vendavirtual.site :: 08.174.771/0001-07