Notícia em destaque

Recursos do INSS serão analisados de forma automática

Os recursos dos pedidos de aposentadoria vão começar a ser realizados de forma automática pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma nova análise é feita toda vez que o cidadão questiona a decisão do órgão e vai valer para as solicitações de aposentadoria por idade e tempo de contribuição e salário-maternidade.

FOLHA: Veja como você pode elaborar uma folha de pagamento de funcionários

Ao contratar empregados para a sua pequena empresa, é preciso observar todos os direitos legais a que o trabalhador tem direito ao elaborar a folha de pagamento. 
A folha de pagamento é a soma total de toda a compensação que uma empresa deve pagar aos seus empregados por um período de tempo predeterminado.
Geralmente, é gerenciada pelo departamento de contabilidade de uma empresa, mas as folhas de pagamento de pequenas empresas podem ser processadas e elaboradas diretamente pelo proprietário ou por um associado.
Mas como calcular a folha de pagamento dos funcionários? Quais são os descontos legais? Fique por dentro no post de hoje!

Quais dados devem constar da folha de pagamento?

Para ter validade, a folha de pagamento deve discriminar, obrigatoriamente, os seguintes dados do trabalhador:
  • tipo de contrato — como regra, um empregado deve ser contratado por tempo indeterminado. No entanto, um empregado também pode ser contratado como estagiário, trabalhador avulso ou como temporário;
  • nome do trabalhador;
  • número e série da CTPS;
  • cargo, função e a natureza dos serviços prestados;
  • descontos legais;
  • parcelas que integram a remuneração (como as gorjetas);
  • parcelas que não integram a remuneração (diárias e ajuda de custo);
  • indicação do número de dependentes que recebem Bolsa Família.

Qual é a diferença entre salário bruto e salário líquido?

É preciso discriminar o salário líquido e bruto de um empregado na folha de pagamento. O salário bruto é o salário total de um empregado. O salário líquido é o salário do empregado depois das deduções do INSS e do Imposto de Renda.

Como fazer o cálculo da folha de pagamento?

A folha de pagamento pode diferir de um período de pagamento para outro devido a horas extras, faltas e outras variáveis. Para calcular a folha de pagamento corretamente, é preciso seguir os seguintes passos:

Classificar o trabalhador

Primeiramente, classifique o trabalhador de acordo com a categoria a que pertence como indústria, comércio ou saúde. Cada categoria é regida por uma Convenção Coletiva que deve ser observada no cálculo da folha de pagamento.

Analisar a folha de ponto

Analise a folha de ponto de cada tralhador para verificar o número de horas trabalhadas, a existência de horas extras, atrasos ou faltas. Além disso, é importante observar se o funcionário tem direito a algum adicional como salário-família, descanso semanal remunerado, adicional noturno, insalubridade ou adicional de periculosidade.

Verificar o número de faltas

Verifique o número de faltas do empregado e se as faltas foram ou não justificadas. As faltas não justificadas devem ser descontas no valor bruto do salário pago ao trabalhador.

Calcular o INSS

Calcule o INSS, levando em conta que o desconto na folha de pagamento varia entre 8 a 11%, de acordo com o valor do salário na seguinte proporção:
  • salário até 1.659,38: desconto de 8%;
  • salário de 1.659,39 até 2.765,66: desconto de 9%;
  • salário de 2.765,67 até 5.531,31: desconto de 11%.

Calcule o FGTS

Em seguida, calcule o FGTS descontado. O FGTS descontado em folha de pagamento é um imposto que o empregador retém e paga em nome de seus empregados, e é baseado no salário do empregado. A base de cálculo para o FGTS corresponde ao salário deduzido o INSS.

Que outros descontos devem ser observardos?

Por último, é preciso deduzir da folha de pagamento todos os descontos e benefícios legais, como vale-refeição, vale-transporte, adiantamento salarial e contribuição sindical para apurar o valor líquido que será pago ao trabalhador.
Sistema hiper

    

Comentários

Site desenvolvido e mantido por:

Clique aqui e crie seu Site ou Loja Vitual sem compromisso :: comercial@vendavirtual.site / WhatsApp (85)9.9630.6190 :: www.vendavirtual.site :: 08.174.771/0001-07